segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Tecnologias em automóveis estão relacionadas a conforto e segurança

Para engenheiro automobilístico o motorista tem que se atentar ao trânsito, caso contrário nenhum método é seguro

Sensores de faróis e do limpador do pára-brisas, airbag e a direção hidráulica são exemplos de tecnologias disponíveis em veículos que já são mais do que essenciais para segurança e conforto dos motoristas. Outros dispositivos como o alarme, a trava elétrica e os sensores de portas e do uso do sinto de segurança, que há 20 anos eram vistos como artigos de luxo, hoje são itens de prioridade. Visando trazer mais segurança, conforto e estabilidade aos usuários, a cada ano, os engenheiros desenvolvem automóveis mais modernos.

Com o crescimento do trânsito, principalmente nas grandes metrópoles, o carro tornou-se espaço de trabalho para muitos no caminho até a empresa, sendo o celular uma das principais ferramentas. Como é proibido falar ao telefone enquanto se dirige, um novo sistema com Bluetooth tem ajudado esses motoristas a não arriscar a vida deles e de outros. O sistema integra o celular às caixas de som e à tela central do carro, automaticamente. Basta entrar no veículo e você controla tudo pelo volante. Atualmente, até carros que estacionam sozinho, com um simples comando de voz, estão disponíveis no mercado.

Outra tecnologia, imperceptível aos leigos, é a capacidade de resistência da “carcaça” do carro, da parte de funilaria e acessórios externos, como o pára-choque. Os veículos fabricados até a década de 90 eram pensados para resistir a qualquer colisão, tanto que o pára-choque sustentava toda a batida e causava pequenos danos à lataria. Porém, as estatísticas mostravam que nesses acidentes as pessoas que estavam dentro do carro ou que eram atropeladas morriam em sua maioria.

De acordo com o professor de engenharia automobilística da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) de São Paulo, Ricardo Bock, essas novas tecnologias proporcionam conforto e segurança, mas a opinião particular dele é que para que o trânsito seja seguro, o motorista precisa estar focado na sua rota e em mais nada. “Eu mesmo não tenho e-mail e nem celular, não sou adepto dessa tecnologia e nem aprovo atividades paralelas, ou seja, fazer duas coisas ao mesmo tempo”, relatou.

Para o engenheiro, a maior e melhor tecnologia desenvolvida para segurança dos motoristas e passageiros em veículos foi o cinto de segurança. “Os engenheiros descobriram que se o veículo em uma colisão se desmanchar e virar um ‘papel’, os passageiros sentem menos o impacto e é mais fácil de sobreviverem. Quanto mais destrói o carro melhor é”, informou Bock.

A famosa Kombi da Volkswagem foi proibida de ser fabricada no ano passado por motivos de segurança. Como existe a nova determinação em que todos os veículos devem sair já de fábrica com airbag, e na composição da Kombi não há como integrar essa tecnologia, a fábrica teve que parar de produzir o modelo.  

Isso tudo porque ainda não falamos do design que também tem apresentado tecnologias que deixam os motoristas e passageiros com mais segurança. Apesar das marcas produzirem motores cada vez mais potentes, os carros flexs – que aceitam combustível a álcool e a gasolina –, e os elétricos, recarregáveis, já conquistaram vários adeptos, até mesmo no mercado brasileiro. 

Marcelo Corsini, de 20 anos, estudante do 2º período de Manutenção Automotiva no Senai avaliou algumas tecnologias como fundamentais para o mercado de automóveis. “Dentre as inovações que estão ao alcance da população e que possuo em meu carro, posso destacar o sistema de freios ABS e o airbag como os principais no quesito segurança. Em conforto, cito os vidros elétricos, sistema de ar condicionado e direção hidráulica”, opinou.

Apesar disso, Corsini confessou que se importa mais com a estética e com o desempenho do veículo do que com a segurança. Porém, o estudante admitiu que hoje já se preocupa mais com a manutenção das peças. “Para ser sincero, antes de entrar no curso eu não ligava para isso, mas após quase um ano de curso estou mais atento. Verifico sempre a situação dos pneus, dos componentes de suspensão e freios, bem como faço regularmente a troca dos fluídos, o que é muito importante”, frisou.

Salão do Automóvel
O Salão do Automóvel realizado no final do mês passado, em São Paulo, trouxe muitas novidades e tecnologias que só víamos em filmes. Que tal um triciclo sem guidão, controlado pelo movimento do corpo e que não necessita das mãos do motorista? Tudo com a ajuda de câmeras, sensores, radares e um sistema avançado de navegação via satélite que ajuda a prevenir colisões com outros veículos.
Outra novidade são os retrovisores de câmeras, uma de cada lado, as duas apontadas para trás e as imagens aparecem em um painel no centro do automóvel. Esse carro com design todo futurista tem lugar para cinco pessoas, só que de uma forma diferente. São dois lugares atrás e três na frente: o motorista no meio e um passageiro de cada lado.
Foi apresentado ainda o carro híbrido que roda 920 quilômetros sem encher de novo o tanque nem recarregar a bateria. Tudo isso custa e têm carros esportivos que chegam a custar R$ 5 milhões.




Por Bruno Carraro 

Essa reportagem é uma republicação do Jornal Blitz (texto produzido e editado por Bruno Carraro)


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