Em sete de setembro de 1822 aconteceu a emancipação política do Brasil com o chamado "Grito da Independência". Depois de tantos anos o país passou por picos de democracia e de patriotismo. Governantes corruptos marcam a história desta nação, entra mandato e sai mandato e lá estão eles em períodos de promessas, alguns buscam cumprir, porém há quem os "sufoque".
O que é essa independência política? Vive com falta de estrutura nos atendimentos à saúde da população, tem um sistema educacional que cada vez fica mais defasado. Sem dúvidas a independência foi um salto positivo para o país, como caminhar para erradicar a pobreza e destituir a corrupção nas administrações.
A independência nos leva a pensar no patriotismo e remete a cidadania, as pessoas reverenciam e honram autoridades que marcaram a história, traçam metas para um país melhor. Entidades, órgãos e representantes da sociedade civil buscam de alguma forma expor o que pensa sobre sua cidade, estado e nação.
Em Londrina aconteceu o tradicional 'desfile da Independência', este ano buscando resgatar o patriotismo. Pela terceira vez que acompanho o desfile, como repórter, pude observar um número significativo de famílias inteiras prestigiando as apresentações. Porém foi a primeira vez que vi um grupo manifestar-se contra corrupção de forma tão extravagante. Carro de som, faixas, banners, cartazes que mostram a indignação da cidade quanto a denúncias de corrupção.
Fotos: Bruno Carraro
Esse é o papel do cidadão reivindicar e manifestar-se contra as 'falcatruas' deste país, mas a cidadania tem que ser exercida, como forma de patriotismo, em todos os dias do ano, nas pequenas situações do dia a dia.
Por exemplo, o que adianta eu me manifestar contra a corrupção e não pagar os impostos corretamente, comprar produtos piratas, ou sonegar impostos, tudo isso afeta a vida financeira de uma cidade e nação.
Manifestar-se sempre; praticar cidadania, todos os dias do ano. Assim podemos ser patriotas.
"Independência ou morte?"
Nenhum comentário:
Postar um comentário