Desde o ensino fundamental e médio eu ouvia meus professores ensinar sobre valores ambientais, como reciclar e a importância de destinar corretamente os lixos. Essa disciplina contava com o tema meio ambiente, mas será que essas duas palavras significam apenas questões ecológicas?
Meio ambiente é tudo que está relacionado ao espaço em que vivemos, podemos considerar relações humanas, que envolve o respeito ao próximo, a velha frase “não faça aos outros aquilo que você não quer que façam pra você”, o convivo social, é um princípio do significado dessas duas palavras. A importância de se pensar em tudo que for fazer, claro que a forma correta de destinar o lixo, ou de reduzir, reutilizar, reciclar e recusar são questões específicas do tema, porém não predomina.
O individualismo é a característica predominante do século XXI, onde as pessoas se concentram em fazer tudo àquilo que traga benefício para si mesmo. Dessa forma é impossível exercer e viver o meio ambiente.
Exercer e praticar a cidadania, é respeitar os que nos cercam, são valores do meio ambiente.
O individualismo nos impede de ter valores humanos, como por exemplo, sentar em um banco ‘preferencial’ de transporte coletivo e não se importar, fingir que não viu, a mulher grávida ou o ancião que está ao seu lado em pé, escorando para não ser arremessado para fora do ônibus, enquanto você ouve um funk, no mais alto som, além de não dar a mínima para as mães que carregam seus filhos ao lado e que essas crianças não tem idade pra ouvir as pornografias que a maioria dessas letras trazem na bagagem, sem falar da falta de respeito com os mais velhos que não precisam se submeter a aquilo que você insiste em disseminar ônibus e ruas a fora.
Essas são questões que intrigam a sociedade no cotidiano, mas ninguém pode falar nada, porque tem medo de retaliações.
Já o meio ambiente envolve questão de saúde pública, se jogo lixo na rua posso ajudar na proliferação do mosquito da dengue, além de ser responsável por alagamentos.
Isso é meio ambiente, respeitar o limite do seu próximo, valores que estão se perdendo a cada dia e geração.
Há projeto de lei que deve tramitar na Câmara de Vereadores de Londrina este ano que vai discutir a questão de sons nos coletivos, há cidades que já existe determinações que só é permitido ouvir músicas nos ônibus com fones de ouvido.
Para que possamos valorizar o próximo e entender o que é exercer o meio ambiente, não ultrapasse os limites que lhes são impostos por uma sociedade democrática que escolhe o bem comum e não benefício íntimo e particular.
Pense em você, mas pense em o que você vai contribuir para a qualidade de vida do meio em que vive.
Nenhum comentário:
Postar um comentário