sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Peripécias do governo do Paraná

Como repórter tenho acompanhado a falta de médicos, anestesistas e servidores para compor o quadro de funcionários no Hospital Universitário - HU de Londrina, isso é apenas a ponta do problema, já que há falta de infraestrutura em diversos setores que diz respeito ao governo do Paraná.
 
O que espanta é que o governador Beto Richa, que diz ser de Londrina e dar atenção especial a cidade parece que ainda não esta sabendo de todos os problemas "de saúde" e de "falta de educação" que a região tem vivido.
 
Um helicóptero de 20 anos de uso foi trazido para atuação do Graer, isso em período de campanha para as eleições municipais, já que estava coligado ao candidato que perdeu no segundo turno na cidade e teve inclusive tempo pra tomar vitamina e subir na carroceria de uma caminhonete acenando para eleitores. Mas o povo não é burro e nas urnas mostraram nas urnas no último pleito, que o governador perdeu "a moral".
 
As penitenciárias, distritos policiais superlotados e ainda nada foi feito. Será que o governo ainda não teve tempo de resolver um pouco desses problemas, da má alimentação dos detentos. Não estou defendendo presidiários, mas já que se paga pela alimentação deles deve chegar no mínimo com o que é acordado.
 
E ai vem o maior espanto o governo vai comprar um helicóptero de R$ 13,5 milhões para Curitiba, e um hotel de luxo no centro da capital, no valor de R$ 22 milhões para sediar a Procuradoria do Estado. O hotel vai ter que passar por reestruturação e isso vai ter um custo quase que equivalente ao preço pago pelo prédio de 13 andares.
 
Agora você tire suas próprias conclusões. Londrina é a cidade do governador?
 
Por Bruno Carraro

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Rádio, 90 anos de transmissão no Brasil



Neste dia 7 de setembro, além de o país comemorar a Independência completou-se 90 anos da primeira transmissão através do rádio no Brasil. Um marco que talvez nunca ninguém imaginou que se propagasse da forma que se propagou e prevalece em meio as mais diversas mídias digitais que estão disponíveis.
Em 1922 em clima de comemoração o presidente Epitácio Pessoa inaugurou uma exposição internacional no Rio de Janeiro, na época capital do país, com um discurso que foi ao ar para celebrar os 100 anos de Independência do Brasil e assim a primeira transmissão radiofônica do Brasil.  Com apenas 500 watts, o transmissor doado por americanos ao nosso governo, foi instalado no alto do Corcovado com apenas 80 receptores em toda cidade. Nessa época o rádio era apenas rádio Clube, eventos aconteciam para entretenimento.

Hoje o rádio é o principal meio de comunicação que outras mídias dependem, é através do rádio que a maioria das pautas para jornais impressos, digitais e televisivos saem. É entretenimento para a dona de casa, informação é companhia no trânsito e diversão no trabalho. Prático ágil e pode ser carregado para todos os lugares sem muito esforço. O celular que é uma mídia moderna trouxe o rádio contemporâneo e agregou à tecnologia.
Seja AM que a traz em sua maioria notícias com entrenimento e principalmente esportivo, já a transmissão FM traz entretenimento com músicas e flashes das principais notícias. Tudo com um público diversificado e comunicadores diversos.
E você já ouviu seu rádio hoje? O companheiro de todas as horas.
 

A humanidade busca ser saciada de alguma forma


João 14:15-21
Se me amais, guardai os meus mandamentos.

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.
Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis.
Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.
Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
 
Todo ser humano tem uma carência dentro de si que é insustentável, insaciável e a cada dia essa carência cresce. Porque será que há tanta traição, vidas buscando o melhor cargo e passam por cima de qualquer um dentro das igrejas das empresas para conseguirem o que almejam? Para que possam ser preenchidos pelo próprio orgulho, para que possam se encher de glória e tentarem satisfazer o desejo da alma de ser saciado. O consumismo é um exemplo, hoje eu tenho um celular, mas daqui há três meses eu quero outro para preencher o que minha carne quer, ao invés de buscar no ESPÍRITO SANTO.
Busca por religiões, seitas, tudo isso é para tentarmos “tapar um buraco” na alma que só JESUS pode preencher através do ESPÍRITO SANTO.
Quando não estamos namorando ou paquerando (flertando) parece que não está bom, Deus quer que buscamos a ELE, não nos adianta buscar uma paquera ou uma namorada que jamais seremos preenchidos, isso é o que queremos nos satisfazer mentalmente, mas temos que entender, só vamos ter a pessoa certa quando estivermos preenchidos em Deus, em primeiro lugar a Deus.
Amar a Deus sobre todas as coisas
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33
Pessoas vêm me procurar e dizem que precisam de alguém pra casar, pra namorar, achando que vai conseguir preencher o vazio da alma, a humanidade toda busca preencher esse vazio, mas não consegue porque essa essência está em Deus.
Temos que entender que nunca ninguém por mais que nos ame vai conseguir suprir o vazio a carência e a necessidade que nossa alma tem. Isso está em lugar secreto em Deus, e todos nós temos acesso por mais impuros que nos achamos e que possamos estar, por mais que nós nos achemos insignificantes, Deus nos ama e tem algo especial a sua porção reservada, e quando nos achegamos com coração sincero diante dele o que é impuro se vai se apagar por que o amor DELE É maior.
Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado. Salmos 32:5
Ai alguns se perguntam. Se é para todos porque eu não consigo sentir eu não consigo ter um tempo com Deus?
Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. Salmos 51:17
Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito. Salmos 34:18
Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos. Isaías 57:15

O peso do pecado não pode ser maior do que o amor de Deus. Não posso desanimar tenho que levantar e seguir porque o amor de Deus encobre o pecado.
Vai orar fecha a porta do teu quarto e começa contando pra Deus o que você está sentindo começa a falar pra Deus qual é o desejo do teu coração e conversa com ELE. Fale pra ELE QUE VOCÊ QUER SENTIR ELE, o quanto você o quer, o quanto você quer ser preenchido desse vazio, ore fale Deus eu ser usado por ti onde eu estiver quero ser vaso que transborda. O que é transbordar irmão? É ser cheio de Deus e deixar “esparramar” para todos que te cercam. Fale: Deus quando abrir a minha boca que seja o TEU ESPÍRITO EM MIM, me prepara para amar as vidas que me cercam (se você ainda não consegue sentir amor pelos perdidos) os que estão perto de você no trabalho na faculdade em qualquer lugar, fale pra Deus e ele vai gerar esse desejo em você e assim começará a orar para pessoa e ESSA PESSOA VAI TE PROCURAR pra se aconselhar e Deus vai falar através da sua vida, isso é amor Deus. Pensar mais no próximo amar o próximo. E assim Deus supre sua carência e como consequência você será usado para sarar vidas.
Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros. 1 João 4:11
Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. João 13:34
Quanto, porém, ao amor fraternal, não necessitais de que vos escreva, visto que vós mesmos estais instruídos por Deus que vos ameis uns aos outros; 1 Tessalonicenses 4:9

A CARÊNCIA QUE TODOS NÓS PRECISAMOS SUPRIR, O VAZIO DA ALMA ESTÁ EM DEUS. ALI HÁ DESCANSO, AMOR, PAZ EM MEIO ÀS LUTAS ALI HÁ ALEGRIA E SALVAÇÃO.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Campanhas de vacinação


Tivemos recentemente uma campanha de vacinação contra gripe feita pelo Ministério da Saúde, mas a população que foi alvo da campanha demoraram pra corresponder.  A campanha teve que ser prorrogada por três vezes para que as cidades conseguissem cumprir a meta preconizada pelo governo federal que é de no mínimo 80%.

Temos pessoas no estado que não se imunizaram e casos de morte confirmados. Estamos na campanha de vacinação contra poliomielite e os pais também não estão buscando as unidades básicas de saúde e os postos de atendimento para imunizarem seus filhos.


São vacinas gratuitas de extrema importância e que é algo que imuniza pessoas contra uma doença, com responsabilidade apenas dos pais levarem seus filhos para que recebam a dose. Só que pelo que parece a população em geral não está tão preocupada.


Campanhas são feitas e se não houver uma massificação com inserção em mídias e posso dizer se o governo não “implorar” as pessoas não vão em busca de algo que é extremamente importante.


A vacinação contra poliomielite termina dia 6 julho, é só levar o filho e já colocar em dia sua carteirinha de vacinação, se não há tempo na agenda pra levar o filho, o que já é um absurdo, simplesmente peça para algum parente amigo, levar a criança, com os seus documentos.


O Ministério da Saúde vai disponibilizar mais de 170 mil novas doses de vacinas contra a gripe, depois de solicitação do governo estadual. As doses vão atender a grupos prioritários.


Se o governo não faz as campanhas é porque ele não se importa, agora se faz não há quem as busque. Reclamamos dos nossos direitos, mas não conseguimos fazer o mínimo pela sociedade que é imunizar-nos de doenças, isso é questão de saúde pública.

Precisamos mudar nossa cultura de fazer somente aquilo que achamos que devemos fazer, estudamos se entendemos que estaremos à margem da sociedade, limpamos o nosso quintal e cuidamos da dengue quando alguém de nossa família adoece, e as vacinas só são bem vindas quando estamos em surto da doença, onde várias pessoas estão morrendo.

Como queremos cobrar nossos direitos diante de parlamentares, autoridades políticas se não fazemos o mínimo que é exercer a cidadania nesses atos.

Cobrar é fácil, criticar melhor ainda, mas fazer cada um a sua parte ninguém quer. O bom é falar mal e cruzar os braços, vamos em busca de melhorar a nossa família, bairro, comunidade, cidade, estado e país através dos pequenos atos. Corrigir é fazer sua parte e depois ter o direito de cobrar.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Ressocialização?


Essa palavra está com o significado errado ou ainda não entenderam qual que é o sentido prático dela. No dicionário Pibreram o significado de ressocialização é o ato ou efeito socializar-se novamente. Centro de Detenção e Ressocialização – CDR, esse é o nome que se dá aos pavilhões com celas que abrigam os detentos de nossas cidades, estados e país, mas não quer dizer que o nome faz referência ao que verdadeiramente é. Todo o estado, e posso me estender ao país, mantém os detentos em situações precárias, superlotações não dão o mínimo de dignidade dentro das penitenciárias.

A maioria dos presidiários estão nessa situação por falta de oportunidades como educação, cultura, estrutura familiar e posso ainda afirmar que por ausência e omissão do governo, não só do atual governo, mas efetivamente das políticas públicas de todo país que pouco funcionam e que está “engatinhando” ainda.

Se é Centro de Ressocialização deve levar dignidade acima de tudo, para que no tempo em que estiverem dentro dessas celas tenham esperança de um futuro melhor com uma profissão e com portas abertas; oportunidades. Mas se há descaso, falta de estrutura e de inserção social com cursos profissionalizantes, base e estrutura, não vai haver nunca o envolvimento desse cidadão com a sociedade novamente.


Esses detentos precisam que alguém olhe para o passado deles e vejam alguém que não teve oportunidades, olhem para o presente e mostrem um caminho para que possam seguir um futuro cheio de oportunidades que não tiveram, se isso não acontecer quando os mesmos saírem não vão abandonar o crime, muitos podem voltar para suas casas com o objetivo de permanecerem íntegros, porém se não há oportunidades voltam para o crime.

Dados de 2010 apontam que o Brasil é o terceiro país com maior número de presos no mundo, com 494.598 detentos, atrás apenas de Estados Unidos e China, além de ser um dos com maior superpopulação nos presídios. O número de presos aumentou 37% nos últimos sete anos, o que representa 133.196 novos detentos (no período de 2005 a 2010), segundo um estudo divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Do total de presos, 44% corresponde a prisões provisórias de réus que esperam o julgamento na prisão, um volume "excessivo", segundo o órgão.
Sem base e sem oportunidades não há portas abertas, e todos esses detentos vão ter que arrombar portas e voltarem efetivamente para o crime, isso para que possam sobreviver.
Por Bruno Carraro

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Nem sempre o que se espera é o que acontece

Este ano a 52ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, realizada no Parque de Exposições Ney Braga, e promovida pela Sociedade Rural do Paraná - SRP, não movimentou um público tão esperado, tanto nas arenas de shows e rodeios, como nas ruas e praças do parque.


A maioria dos comerciantes em entrevistas a jornais e revistas da cidade já as vésperas de encerrar as atividades falavam que foi decepção o retorno de vendas. Há críticos que analisam a ‘perda’ devido as chuvas no decorrer da semana, outros dizem que foram os altos preços de estacionamento, entrada do parque e até nos alimentos. Cogitou-se a hipótese de que a Rural queira elitizar o evento. Eu particularmente acredito que não seja isso. Primeiro que o evento é uma tradição da família paranaense, tirando os leilões e alguns shows que são sim para a minoria elitizada. Mas no geral há sim o respeito e a preocupação com o envolvimento popular e das famílias no parque.

Os shows não tiveram todos os convites esgotados, a não ser a grande “sacada” da organização que trouxe o show para a família no último dia do evento, o Patati Patatá, que lotou a arena e esgotou os ingressos, também por coincidência ou não, lotou o parque durante todo o dia e noite.

Há anos a Expolondrina estava sendo deixada de lado pelas constantes visitas familiares, onde reúnem-se pais e filhos, netos e  amigos, primos, avós. Entretanto, talvez esse show infantil, que se tornou um evento familiar, resgatou essa ideia do evento.


Agora é aguardar os resultados de movimentação financeira que não deve ser pouco, apesar da pequena movimentação de populares no parque, nos leilões e nos setores de vendas de automóveis ou equipamentos agrícolas o movimento foi bem intenso, segundo próprios vendedores e comerciantes.

O presidente da SRP, Gustavo Lopes, em entrevista no estande da rádio Brasil Sul, nos momentos finais da feira, anunciou que não deve se recandidatar às eleições para presidência da Sociedade este ano, mas que deve deixar projetos em andamento, e ainda, anunciou a data do evento no próximo ano que será de 4 a 14 de abril. Segundo Lopes os preparativos já começaram na segunda-feira do dia 16 de abril deste ano, no dia seguinte em que terminou a edição de número 52.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Mulheres caminhando para igualdade e inserção na sociedade

Podemos considerar o mês de março sendo dedicado as mulheres, dia 8 comemoramos o Dia Internacional da Mulher, e o que seria este dia?  Sabemos que as mulheres são fundamentais em todos os setores da sociedade, mesmo quando elas não se fazem presentes pessoalmente o seu toque está por traz nos homens, pois já existe o ditado “por traz de todo homem há uma grande mulher”, outros dizem “a frente de um grande homem existe uma grande mulher”.

Século XXI e as mulheres ainda não possuem direitos igualitários, seja na profissão com cargos equivalentes ao dos homens, elas, em alguns casos recebem menos na mesma função. Ou em direitos simples que não englobam os setores trabalhistas, mas o seu espaço na sociedade que ainda há preconceitos estabelecidos por uma geração retrógrada.

Uma vasta agenda está sendo desenvolvida em cidades de todo o país, onde há reivindicações, manifestações, palestras educativas quanto a saúde e momentos de lazer,  tudo em uma semana de comemorações ou até mesmo no mês em que se iniciou uma luta pela igualdade.


Toda a luta pela igualdade começou a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas. Desde o final do século XIX, organizações femininas oriundas de movimentos operários protestavam em vários países da Europa e nos Estados Unidos. As jornadas de trabalho de aproximadamente 15 horas diárias e os salários medíocres introduzidos pela Revolução Industrial levaram as mulheres a greves para reivindicar melhores condições de trabalho e o fim do trabalho infantil, comum nas fábricas durante o período. O primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado em maio de 1908 nos Estados Unidos, quando cerca de 1500 mulheres aderiram a uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país.

Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca, uma resolução para a criação de uma data anual para a celebração dos direitos da mulher foi aprovada por mais de cem representantes de 17 países. O objetivo era honrar as lutas femininas e, assim, obter suporte para instituir o direito em diversas nações.

E você tem favorecido a luta pelos direitos das mulheres? Todo homem depende de uma mulher, seja sua mãe, avó, esposa, irmã ou amiga, a mulher sempre está presente. Hoje elas ultrapassam a capacidade e habilidade em todos setores se for comparar aos homens, estão mais do que inseridas estão à frente.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Meio Ambiente, o que é?

Desde o ensino fundamental e médio eu ouvia meus professores ensinar sobre valores ambientais, como reciclar e a importância de destinar corretamente os lixos. Essa disciplina contava com o tema meio ambiente, mas será que essas duas palavras significam apenas questões ecológicas?

Meio ambiente é tudo que está relacionado ao espaço em que vivemos, podemos considerar relações humanas, que envolve o respeito ao próximo, a velha frase “não faça aos outros aquilo que você não quer que façam pra você”, o convivo social, é um princípio do significado dessas duas palavras. A importância de se pensar em tudo que for fazer, claro que a forma correta de destinar o lixo, ou de reduzir, reutilizar, reciclar e recusar são questões específicas do tema, porém não predomina.

O individualismo é a característica predominante do século XXI, onde as pessoas se concentram em fazer tudo àquilo que traga benefício para si mesmo. Dessa forma é impossível exercer e viver o meio ambiente.

Exercer e praticar a cidadania, é respeitar os que nos cercam, são valores do meio ambiente.



O individualismo nos impede de ter valores humanos, como por exemplo, sentar em um banco ‘preferencial’ de transporte coletivo e não se importar, fingir que não viu, a mulher grávida ou o ancião que está ao seu lado em pé, escorando para não ser arremessado para fora do ônibus, enquanto você ouve um funk, no mais alto som, além de não dar a mínima para as mães que carregam seus filhos ao lado e que essas crianças não tem idade pra ouvir as pornografias que a maioria dessas letras trazem na bagagem, sem falar da falta de respeito com os mais velhos que não precisam se submeter a aquilo que você insiste em disseminar ônibus e ruas a fora.

Essas são questões que intrigam a sociedade no cotidiano, mas ninguém pode falar nada, porque tem medo de retaliações.

Já o meio ambiente envolve questão de saúde pública, se jogo lixo na rua posso ajudar na proliferação do mosquito da dengue, além de ser responsável por alagamentos.

Isso é meio ambiente, respeitar o limite do seu próximo, valores que estão se perdendo a cada dia e geração.

Há projeto de lei que deve tramitar na Câmara de Vereadores de Londrina este ano que vai discutir a questão de sons nos coletivos, há cidades que já existe determinações que só é permitido ouvir músicas nos ônibus com fones de ouvido.

Para que possamos valorizar o próximo e entender o que é exercer o meio ambiente, não ultrapasse os limites que lhes são impostos por uma sociedade democrática que escolhe o bem comum e não benefício íntimo e particular.

Pense em você, mas pense em o que você vai contribuir para a qualidade de vida do meio em que vive.