Podemos considerar o mês de março sendo dedicado as mulheres, dia 8 comemoramos o Dia Internacional da Mulher, e o que seria este dia? Sabemos que as mulheres são fundamentais em todos os setores da sociedade, mesmo quando elas não se fazem presentes pessoalmente o seu toque está por traz nos homens, pois já existe o ditado “por traz de todo homem há uma grande mulher”, outros dizem “a frente de um grande homem existe uma grande mulher”.
Século XXI e as mulheres ainda não possuem direitos igualitários, seja na profissão com cargos equivalentes ao dos homens, elas, em alguns casos recebem menos na mesma função. Ou em direitos simples que não englobam os setores trabalhistas, mas o seu espaço na sociedade que ainda há preconceitos estabelecidos por uma geração retrógrada.
Uma vasta agenda está sendo desenvolvida em cidades de todo o país, onde há reivindicações, manifestações, palestras educativas quanto a saúde e momentos de lazer, tudo em uma semana de comemorações ou até mesmo no mês em que se iniciou uma luta pela igualdade.
Toda a luta pela igualdade começou a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas. Desde o final do século XIX, organizações femininas oriundas de movimentos operários protestavam em vários países da Europa e nos Estados Unidos. As jornadas de trabalho de aproximadamente 15 horas diárias e os salários medíocres introduzidos pela Revolução Industrial levaram as mulheres a greves para reivindicar melhores condições de trabalho e o fim do trabalho infantil, comum nas fábricas durante o período. O primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado em maio de 1908 nos Estados Unidos, quando cerca de 1500 mulheres aderiram a uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país.
Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca, uma resolução para a criação de uma data anual para a celebração dos direitos da mulher foi aprovada por mais de cem representantes de 17 países. O objetivo era honrar as lutas femininas e, assim, obter suporte para instituir o direito em diversas nações.
E você tem favorecido a luta pelos direitos das mulheres? Todo homem depende de uma mulher, seja sua mãe, avó, esposa, irmã ou amiga, a mulher sempre está presente. Hoje elas ultrapassam a capacidade e habilidade em todos setores se for comparar aos homens, estão mais do que inseridas estão à frente.